Aposte na conciliação para resolução de conflitos extrajudiciais

Aposte na conciliação!

A conciliação faz parte de mais um método apresentado pela Simplifique para resolução de conflitos de forma extrajudicial.

Esta solução distinta da mediação,  se aplica para conflitos mais objetivos e superficiais, onde não existe uma relação duradoura ou vínculo entre os conciliandos, como por exemplo um acidente de carro, onde o fato ocorreu e as partes não se conheciam.

Como funciona o atendimento?

A conciliação também é regida pelos princípios da confidencialidade e voluntariedade e conta com um terceiro facilitador neutro e imparcial, que fará uso de técnicas  e ferramentas para auxiliar os conciliandos a trabalharem juntos para, se possível, encontrarem uma solução que atenda as necessidades de todos.

Neste caso a tomada de qualquer decisão é exclusivamente dos conciliandos (partes).

Você sabia?

Conforme levantamento realizado pelos CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos), a conciliação pré-processual, ou seja, ainda sem processo judicializado, teve 44% dos seus casos resolvidos com entendimento e 21% de entendimento para os casos já com processos judicializados, no ano de 2018. Esse levantamento, só levou em consideração os casos das comarcas onde existem Cejuscs instalados, em torno de 44 cidades e também não considerou os casos resolvidos extrajudicialmente, através de câmaras privadas, como é o caso da Simplifique.